Escola:............................................................
PROFº(ª).........................................................
TURMA:.........................................................
ALUNO:.....................................................
VERBO: CONJUGAÇÕES E TEMPO
Anoitece. Marcos entra no quarto e ascende a luz.
Ele está contente. recebeu uma boa notícia hoje:
foi escolhido para jogar na seleção de vôlei da escola.
foi escolhido para jogar na seleção de vôlei da escola.
verbo anoitecer
Anoitece.
(indica fenômeno da natureza)
Marcos entra no quarto.
verbo entrar (indica ação)
Ele está contente.
verbo estar (indica
estado)
Verbo é a palavra que pode expressar um fenômeno
da natureza,
uma ação ou um estado.
O verbo muda de forma. Veja, por exemplo, estas frases com algumas formas do verbo entrar:.
Eu entro contente em casa.
Marcos entra contente em casa
Nós entramos contentes em
casa.
Eles entram contentes
em casa.
Entrar é a forma que chamamos de infinitivo,
que é uma espécie de nome do verbo. Por isso, dizemos que entro, entra, entramos e entram são formas do verbo entrar.
Para achar um verbo no dicionário, procure sempre pela
forma
do infinitivo. É assim que ele aparece no dicionário.
Os verbos são divididos em três conjugações conforme a terminação do infinitivo. Observe:
•
1a
conjugação — formada pelos verbos terminados em ar.
Exemplos: cantar brincar jogar
Exemplos: cantar brincar jogar
•
2a
conjugação — formada pelos verbos terminados em er.
Exemplos: comer vender perder
Exemplos: comer vender perder
•
3a
conjugação — formada pelos verbos terminados em ir.
Exemplos: partir dividir pedir
Exemplos: partir dividir pedir
Conjugar é dizer como um verbo é em todas as suas formas. Observe o verbo cantar conjugado no presente do indicativo:
1a pessoa do singular 2a
pessoa do singular 3a pessoa do singular l- pessoa do plural 2a pessoa do plural 3a pessoa
do plural
eu canto
tu cantas
ele / ela canta
nós cantamos
vós cantais
eles / elas cantam
Tempo
O
tempo é usado para indicar quando ocorreu a ação a qual o
verbo se refere.
Presente - Indica o fato no
momento em que se fala (ele conjuga).
Pretérito imperfeito -
Indica um acontecimento que se prolongou ao longo no tempo com inicio e fim no
passado (eu estudava);' 'Uma ação incompleta realizada no passado.
Pretérito perfeito -
Indica um acontecimento que se iniciou e terminou no passado durante pouco
tempo (eu caí é quase imediato)
Pretérito mais-que-perfeito -
Indica um fato passado em relação a outro (ele conjugara)
Futuro do presente -
Indica um fato que irá acontecer no futuro (eu conjugarei)
Futuro do pretérito -
Indica um futuro que ocorre no passado (ele conjugaria)-uma coisa
que poderia ter acontecido.
1-Identifique em que pessoa e tempo estão os
verbos em destaque:
a) A menina estudou a matéria para a
prova.
__________________________________________________________
b) Encontraram várias borboletas no
bosque.
__________________________________________________________
c) Eu aprendi que, na vida, o
importante é jamais desistir.
__________________________________________________________
d) Nós andávamos prestando atenção em
tudo.
___________________________________________________________
2- Complete as frases, usando
juntos os verbos que estão entre
parênteses:
a)
A minha avó .......................................por muitas pessoas
na vizinhança.(ser – conhecer)
b) A menina ............................................tudo para a festa da escola. (estar – preparar)
c) Muitos produtos ................................ no supermercado. (ser – encontrar)
3 – Completa as frases com um dos verbos entre parênteses:
a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)
b) Amanhã, os alunos _______________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão.
c) Os repórteres dos telejornais ______________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)
d) Os atores_____________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)
Observação: A forma do verbo na 3ª pessoa do plural no passado é paroxítona e termina em ram e no futuro é oxitona e termina em rão. A escrita dos verbos da 1ª conjugação na 3ª pessoa do plural a terminação é am exceto nos verbos ser e estar e ir que se conjuga respectivamente são. estes e vão.
a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)
b) Amanhã, os alunos _______________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão.
c) Os repórteres dos telejornais ______________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)
d) Os atores_____________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)
Observação: A forma do verbo na 3ª pessoa do plural no passado é paroxítona e termina em ram e no futuro é oxitona e termina em rão. A escrita dos verbos da 1ª conjugação na 3ª pessoa do plural a terminação é am exceto nos verbos ser e estar e ir que se conjuga respectivamente são. estes e vão.
4-Escreve frases com os verbos abaixo.
Lavar –______________________________________________________
Escrever –____________________________________________________
Partir –______________________________________________________
5- Leia o texto abaixo e faça o que se pede:
ESCOTEIRO
Juquinha foi ser escoteiro. No primeiro dia, chegou em casa todo feliz.
A mãe perguntou:
- Fez sua boa ação hoje, filho?
- Fiz, mãe, mas deu um trabalhão!
- O que foi que você fez?
- Ajudei uma velhinha a atravessar a rua.
- Mas, meu anjo, isso não é trabalhão nenhum.
- Não é, hein? A senhora precisava ver! A velha não queria atravessar de jeito nenhum!
Juquinha foi ser escoteiro. No primeiro dia, chegou em casa todo feliz.
A mãe perguntou:
- Fez sua boa ação hoje, filho?
- Fiz, mãe, mas deu um trabalhão!
- O que foi que você fez?
- Ajudei uma velhinha a atravessar a rua.
- Mas, meu anjo, isso não é trabalhão nenhum.
- Não é, hein? A senhora precisava ver! A velha não queria atravessar de jeito nenhum!
( Ziraldo, As anedotinhas do bichinho da maçã. São Paulo: Melhoramentos, 1988)
a) Pinte no as falas do narrador
b)
Identifique no texto qual é o cenário(local
dos fatos), os personagens e o fato ocorrido.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
Crie uma ilustração para a cena narrada.
6- Agora é sua vez de criar um texto narrativo. Empregando narrador,
personagens, cenário e um fato engraçado. Mãos a obra!
....................................................................................................................................
....................................................................................................................................
....................................................................................................................................
.....................................................................................................................................
......................................................................................................................................
......................................................................................................................................
.......................................................................................................................................
.......................................................................................................................................
.......................................................................................................................................
.......................................................................................................................................
......................................................................................................................................
....................................................................................................................................
....................................................................................................................................
.....................................................................................................................................
......................................................................................................................................
......................................................................................................................................
.......................................................................................................................................
.......................................................................................................................................
.......................................................................................................................................
.......................................................................................................................................
......................................................................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário