segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Hipertexto






"Chegará o dia em que a Net conquistará a todos no mundo e quando
 este dia chegar,estaremos mais perto de entender o real sentido da vida. "


Considero que hoje vivemos duas situações de uso da linguagem. A “real” e a virtual. Muitas atividades mediadas pela linguagem, em interações face a face ou mediadas por papel,  áudio ou vídeo, podem, hoje, ter sua contrapartida na Internet, ou seja, pela mediação do computador. Nesse sentido muda apenas o suporte.
No entanto, a Internet oferece tecnologias que permitem a criação de textos graficamente mais criativos e novas formas de comunicação e interação que superam limites de tempo e espaço. As tecnologias da Internet possibilitam a expressão do pensamento e a transmissão de informação.
O hipertexto eletrônico refere-se a uma forma de escrever não-linear de informações em formato digital dividido em módulos de informações interligadas através de links oferecendo ao leitor diferentes trajetos para a leitura e interatividade. A leitura pode ser direcionada para outro ponto do mesmo texto, para outros textos e também para arquivos de imagens e sons.
O hipertexto  agrega não somente o texto escrito, mas também imagens, sons e animações variadas alterando, desse modo, a noção de textualidade.




 O hipertexto traduz o que há de mais elementar na internet uma ramificações de coneções.

Para saber mais clique nos links abaixo.

http://unisc.br/portal/images/stories/mestrado/letras/coloquios/ii/hipertexto_praticas.pdf

http://www.youtube.com/watch?v=B_TxOBONcK0


“ Todo texto impresso pode ser um hipertexto, 

mas nem todo hipertexto pode ser um texto impresso”.

Antonio Carlos Xavier


Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia Thati.
Uma postagem muito importante. Gostei do conteúdo. Vim te trazer o link de um carinho que estou oferecendo a você lá no “Gostosuras e Sabores”. http://gostosurasesabores.blogspot.com.br/2012/12/um-carinho-de-natal.htmlVenha buscar o seu. Um beijinho com sabor de amor
Gracita