- O CIBERESPAÇO ALIADO AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Na atual sociedade, denominada “sociedade da
informação”, constituída por influência decisiva dos meios de comunicação, as
culturas, os processos educacionais e as competências requeridas passam por uma
crise de significados sem precedentes. Neste contexto, damos destaque à rede
mundial de computadores, que possibilita um fluxo de informações em diversos
níveis. Tais informações não se atém somente à palavra escrita, mas constituem grande
diversidade. São elas: textos, gráficos, som ou imagens, arquivos de áudio ou
vídeo. Elas transformam nossa relação com o espaço e com o tempo numa
velocidade nunca antes vivenciada, dando-nos uma nova percepção de mundo, no
qual nossos relacionamentos, inclusive com os saberes, convertem-se em espaços
de fluxos, criando e desfazendo verdades, competências e habilidades.
O progresso atual em que se encontram as
tecnologias da informação e da comunicação apresentam um novo posicionamento
tanto cultural quanto educacional. A grande quantidade de informações
disponíveis e sua conversão em conhecimento, que permeiam nossas relações com o
saber, estão adquirindo um novo ordenamento, caminhando para o ciberespaço.
Este pode ser identificado como interconexões entre redes de computadores, o
que se manifesta em maior alcance na Internet. Trata-se de um território
eletrônico, onde se trabalha com informações, dados e memória compartilhada
através da interação, onde o espaço e o tempo não têm referência.
Assim a internet,
conectada a outras possibilidades digitais permite o acesso a bancos de
informação que se proliferam geometricamente no ciberespaço. Nesse contexto, os
professores devem assumir posturas novas e diferenciadas, ensinando e levando o
educando a aprendizagem de forma colaborativa, na investigação e na pesquisa as
informações existentes na rede.
A abordagem pedagógica da aprendizagem colaborativa e a distância vem ganhando força cada vez maior, constituindo-se na modalidade educacional apropriada, para atividades coletivas em redes de produção de conhecimento nos meios digitais de comunicação, como a Internet. Como conhecimento é visto como uma construção social, o processo educativo via ciberespaço é favorecido pela participação social em um ambiente que propicia a colaboração, a avaliação e o acesso a infinitos saberes universais, não totalizáveis e ricos em possibilidades que propiciam uma visão mais ampla do objeto de estudo, amplificando, assim, a aprendizagem individual de cada membro do grupo.
O aprendizado colaborativo, mediado pelas tecnologias interativas de informação e comunicação, vem de encontro à sociedade da informação como possibilidade no atendimento às demandas advindas das novas relações e percepções da realidade e produção de conhecimento. Os desafios, as ameaças e as possibilidades características da contemporaneidade exigirão, cada vez mais, o desenvolvimento de abordagens pedagógicas capazes de desenvolver competências e habilidades e, consequentemente, resoluções de problemas.
A abordagem pedagógica da aprendizagem colaborativa e a distância vem ganhando força cada vez maior, constituindo-se na modalidade educacional apropriada, para atividades coletivas em redes de produção de conhecimento nos meios digitais de comunicação, como a Internet. Como conhecimento é visto como uma construção social, o processo educativo via ciberespaço é favorecido pela participação social em um ambiente que propicia a colaboração, a avaliação e o acesso a infinitos saberes universais, não totalizáveis e ricos em possibilidades que propiciam uma visão mais ampla do objeto de estudo, amplificando, assim, a aprendizagem individual de cada membro do grupo.
O aprendizado colaborativo, mediado pelas tecnologias interativas de informação e comunicação, vem de encontro à sociedade da informação como possibilidade no atendimento às demandas advindas das novas relações e percepções da realidade e produção de conhecimento. Os desafios, as ameaças e as possibilidades características da contemporaneidade exigirão, cada vez mais, o desenvolvimento de abordagens pedagógicas capazes de desenvolver competências e habilidades e, consequentemente, resoluções de problemas.
Referência:
LÉVY, Piérre.
Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.DICAS DE LEITURA:
http://api.ning.com/files/XNMjdYoUVLEQne6oLtYioV74JQNBjlsm86CpHDd22Dy-cDM51FCQGOf*gGTQ3vqNRoqyhVCxD16NkTS3hunGLr67d2zcHzPz/TesefinalEdmea.pdf
http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-edu-com-tec/publicacoes/educacao%20e%20cibercultura.pdf
http://www.estacio.br/mestradoedoutorado/docs/dissertacao-mestrado/ANA-ROSA-COSTA-CARDOSO-completa.pdf
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