A Importância do Brincar para
Educação Infantil
Na educação Infantil as atividades
lúdicas são instrumentos de motivação para a criança. Através dessas atividades
a criança constrói o conhecimento e exercita suas habilidades de forma
descontraída, desenvolvendo sua motricidade, seu raciocínio e sua criatividade.
Essas atividades podem ser uma brincadeira, um jogo, um faz de conta ou
qualquer outra atividade que permita tentar uma situação de interação. Porém,
mais importante do que o tipo de atividade lúdica é a forma como é dirigida e
como é vivenciada, e o porquê de estar sendo realizada.
Criança tem direito às brincadeiras e a
brinquedos. Desde bebê, ainda no berço, a mãe pode dar direito à criança de
brincar, colocando ao seu alcance objetos que possibilitem a ela, a exploração
dos mesmos.
Através dos jogos de regras, a criança
aprende a brincar com o outro, a partilhar, a enfrentar situações de
frustrações que são comuns em seu cotidiano. Então, pelo brincar a criança
aprende não só a expressar afetividade, mas aprende também que existem momentos
em que você ganha e momentos que você perde. O brincar possibilita à criança
desenvolver o raciocínio matemático, um raciocínio de uso da linguagem e um
domínio espacial.
A escola de educação infantil deve
criar espaços que possibilitam, a criança entrar no mundo simbólico e imaginário. E
imprescindível que as salas de educação infantil, não possuam apenas mesas e
cadeiras, mas também tenham cantinhos que representem a cozinha, o banheiro, o
quarto, consultório do médico e do dentista. Assim, a criança terá a
possibilidade de se colocar nesses espaços e entrar num mundo do faz de conta.
Através desse mundo imaginário a criança expõe seus desejos, anseios e também
consegue resolver conflitos pessoais, e se fazer posteriormente um adulto mais
seguro e autônomo.
Hoje, nas salas de aula, falta
estrutura básica para criar possibilidades, para que as brincadeiras de faz de
conta aconteçam. Muitas salas de educação infantil deixam seus brinquedos em
prateleiras altas de forma que fica impossível o contato das crianças com os
mesmos. É preciso estrutura, mobiliares e que o professor compreenda que as
brincadeiras são de suma importância para a aprendizagem da criança. Na
educação infantil o principal papel do professor é o de mediador da
aprendizagem. O brincar vai ser bem mais significativo e de maior qualidade se
houver a mediação do professor.
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