ESCOLA ESPAÇO VIVO DE EDUCAÇÃO
À medida que
as crianças crescem, confrontam-se com fatos e realidades diferentes, fenômenos
e coisas que as cercam, perguntam reúnem informações, instigam-se, elaboram e
reelaboram conhecimentos observados anteriormente, arriscam respostas e formulam
hipóteses.
Geram
mudanças no modo de pensar sobre a natureza, seu mundo social e sua cultura,
visto que, nos primeiros anos de vida, elas se apropriam de conhecimentos
práticos do seu dia-a-dia através desse contato com o mundo. Dessa maneira a
escola propicia aos alunos o desenvolvimento de sua capacidade cognitiva,
afetiva e social.
De acordo
com as ideias de Vygostky o processo educativo pode ser caracterizado como
essencialmente social. Isto é através das relações sociais, das relações com os
outros, a criança vai se apropriando das práticas culturais da sociedade em que
está inserida.
Enfatizam,
ainda, que a qualidade da experiência
vivida pelo indivíduo com o outro imprime um sentido afetivo ao objeto de conhecimento.
Portanto alem da emoção de ordem positiva, as negativas (medo, vergonha etc)
também produzem seus efeitos no processo educativo. Por esse motivo, para que a
criança possa ousar, pensar, questionar, debater, romper paradigmas, ela
precisa estabelecer relações interpessoais positivas.
No momento
em que a criança chega pela primeira vez à escola, acontece um rompimento
parcial de sua vida familiar. A partir daí, a criança passa por uma nova
experiência de socialização, que é uma continuação do que vem acontecendo no
contexto familiar desde o nascimento. Por conta disso, a criança precisa se
sentir aceita, bem recebida e segura, pois dessa forma, aquela nova experiência
passa a ter um significado afetivo positivo para ela. Quando a criança sente que
os indivíduos participantes desse novo contexto ( a escola) são compreensivos,
democráticos e tentam ajudá-la com dedicação, possibilita-se o sucesso dos
objetivos educativos.
Para Wallon
é através da emoção que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades.
Portanto, além de demonstrar carisma, nós professores precisamos estar atentos
aos nossos alunos, mostrando-lhe acessível, dando abertura para que ele
sinta-se seguro ao se expressarem.
É importante
saber ouvir o que o aluno tem a dizer, valorizando-o. Enfim, precisamos
prepara-los para os problemas concretos da vida, ou seja, devemos ensinar
nossos alunos a serem pensadores, e não retentores de informações.
Educar não é simplesmente
repetir palavras, porém, para conhecer o verdadeiro sentido de educar, o
educador precisa, antes de tudo, ter em mente qual sua real função educativa e
social.
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