ESTE RELATÓRIO FIZ PARA O 2º SEMESTRE
NA ESCOLA EM QUE TRABALHO
RELATÓRIO DE LITERATURA INFANTIL
Nos
dias de hoje, percebe-se que as crianças começam a formar sua leitura de mundo
e despertar para rabiscos, traços e desenhos desde cedo, conforme as
oportunidades que lhes são oferecidas. Cabe então, enfatizar que se faz
necessário colocá-las em contato com a leitura e a escrita de maneira
prazerosa. Um importante caminho a ser seguido nesse aspecto é a exploração
fruitiva da literatura infantil.
Um
dos principais objetivos de se contar histórias é o da recreação. Mas a
importância de contar histórias vai muito além. Por meio delas podemos
enriquecer as experiências infantis, desenvolvendo diversas formas de
linguagem, ampliando o vocabulário, formando o caráter, desenvolvendo a
confiança na força do bem e proporcionando a elas viver o imaginário.
Além
disso, as histórias estimulam o desenvolvimento de funções cognitivas
importantes para o pensamento, tais como a comparação (entre as figuras e o
texto lido ou narrado) o pensamento hipotético, o raciocínio lógico, pensamento
divergente ou convergente, as relações espaciais e temporais
(toda história tem princípio, meio e fim).
Por isso nas nossas aulas buscamos criar um
clima afetivo e de aproximação entre as crianças, permitindo que conhecessem o
fascinante mundo da Literatura Infantil. Os enredos foram organizados de forma
que um conteúdo moral fosse inserido nas ações dos personagens, pois isso
colabora para a construção da ética e da cidadania em nossas crianças.
Foi
necessário transformar a sala de aula num ambiente estimulante, oferecer o uso
de fantoches, palitoches, marionetes e os mais diversos materiais de leitura,
vídeos, com as mais variadas situações, em que as crianças poderam manifestar
livremente a compreensão e os questionamentos, foram incentivadas a participar
ativamente, fazendo perguntas, comentários e a interpretação oral da história
entraram em contato com livros de Literatura Infantil e dramatizando as histórias em teatrinhos mediados pois os contos são mais do que aventuras
mágicas que exercitam a imaginação. representam uma janela especial que se abre
para a vida emocional das crianças
Tivemos o cuidado de selecionar histórias
infantis no nível de interesse das crianças.
Dentre
elas:
O
Leão preguiçoso
A
Surpresa de Joaninha
Alice
no País das Maravilhas
Leila
tem uma surpresa
A
Festa no céu
Gigi
a girafinha diferente
Os
Músicos de Bremen
A
Pequena Sereia
A
Cigarra e a formiga
A
Bela e a Fera
A
Girafinha Flor faz uma descoberta
Pinóquio
O Mágico de Oz
Peter
Pan na Terra do Nunca
O
Lei Leão
O Morango Maduro vermelho e o grande urso esfomeado
Por tudo isso a Literatura
Infanto-Juvenil é trabalhada com espaço exclusivo uma vez por semana com a Hora
do Conto. No momento da contação solicito sempre aos alunos que eles participem
entrando na história, ou ajudando a contá-la, ou até mesmo respondendo
questionamentos que são feitos a respeito do que acontecerá na história, neste
momento é que eles podem até mesmo mudar o roteiro da história com sua
imaginação. Durante a contação eles estão sempre atentos e ao final sempre pede
para contar a história de novo, ou para contar outra história e também para
eles mesmos contarem a história para os colegas.
Tornando as nossas aulas
muito prazerosa e criando um vinculo maravilhoso entre as crianças e a
Literatura.
“Se
se quiser falar ao coração dos homens, há que se contar uma história. Dessas
onde não faltem animais, ou deuses e muita fantasia. Porque é assim suave e
docemente que se despertam consciências.”
Jean de La Fontaine
FELIZ NATAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário