quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

RELATÓRIO DE LITERATURA INFANTIL

ESTE RELATÓRIO FIZ PARA O 2º SEMESTRE
NA ESCOLA EM QUE TRABALHO







RELATÓRIO DE LITERATURA INFANTIL

Nos dias de hoje, percebe-se que as crianças começam a formar sua leitura de mundo e despertar para rabiscos, traços e desenhos desde cedo, conforme as oportunidades que lhes são oferecidas. Cabe então, enfatizar que se faz necessário colocá-las em contato com a leitura e a escrita de maneira prazerosa. Um importante caminho a ser seguido nesse aspecto é a exploração fruitiva da literatura infantil.

Um dos principais objetivos de se contar histórias é o da recreação. Mas a importância de contar histórias vai muito além. Por meio delas podemos enriquecer as experiências infantis, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulário, formando o caráter, desenvolvendo a confiança na força do bem e proporcionando a elas viver o imaginário.
Além disso, as histórias estimulam o desenvolvimento de funções cognitivas importantes para o pensamento, tais como a comparação (entre as figuras e o texto lido ou narrado) o pensamento hipotético, o raciocínio lógico, pensamento divergente ou convergente, as relações espaciais e temporais (toda história tem princípio, meio e fim).


 Por isso nas nossas aulas buscamos criar um clima afetivo e de aproximação entre as crianças, permitindo que conhecessem o fascinante mundo da Literatura Infantil. Os enredos foram organizados de forma que um conteúdo moral fosse inserido nas ações dos personagens, pois isso colabora para a construção da ética e da cidadania em nossas crianças.
Foi necessário transformar a sala de aula num ambiente estimulante, oferecer o uso de fantoches, palitoches, marionetes e os mais diversos materiais de leitura, vídeos, com as mais variadas situações, em que as crianças poderam manifestar livremente a compreensão e os questionamentos, foram incentivadas a participar ativamente, fazendo perguntas, comentários e a interpretação oral da história entraram em contato com livros de Literatura Infantil e dramatizando  as histórias em teatrinhos mediados pois os contos são mais do que aventuras mágicas que exercitam a imaginação. representam uma janela especial que se abre para a vida emocional das crianças
 Tivemos o cuidado de selecionar histórias infantis no nível de interesse das crianças.
Dentre elas:

O Leão preguiçoso
A Surpresa de Joaninha
Alice no País das Maravilhas
Leila tem uma surpresa
A Festa no céu
Gigi a girafinha diferente
Os Músicos de Bremen
A Pequena Sereia
A Cigarra e a formiga
A Bela e a Fera
A Girafinha Flor faz uma descoberta
Pinóquio
 O Mágico de Oz
Peter Pan na Terra do Nunca
O Lei Leão
O Morango Maduro vermelho e o grande urso esfomeado


Por tudo isso a Literatura Infanto-Juvenil é trabalhada com espaço exclusivo uma vez por semana com a Hora do Conto. No momento da contação solicito sempre aos alunos que eles participem entrando na história, ou ajudando a contá-la, ou até mesmo respondendo questionamentos que são feitos a respeito do que acontecerá na história, neste momento é que eles podem até mesmo mudar o roteiro da história com sua imaginação. Durante a contação eles estão sempre atentos e ao final sempre pede para contar a história de novo, ou para contar outra história e também para eles mesmos contarem a história para os colegas.
Tornando as nossas aulas muito prazerosa e criando um vinculo maravilhoso entre as crianças e a Literatura.


A FADA MADRINHA DA BIBLIOTECA

“Se se quiser falar ao coração dos homens, há que se contar uma história. Dessas onde não faltem animais, ou deuses e muita fantasia. Porque é assim suave e docemente que se despertam consciências.”
Jean de La Fontaine



FELIZ NATAL

     Tathiana Sanches

Nenhum comentário: